Estatuto Editorial

1. O ARDINAS 24 é um projeto jornalístico de caráter informativo e opinativo disponível online através do endereço www.ardinas.pt, que tem como principal objetivo informar o leitor com exatidão e isenção, comprometendo-se sempre a contar apenas a verdade, conseguida através do contacto com as fontes e da confirmação das informações.

2. O ARDINAS 24 assume o compromisso de assegurar o respeito pelos princípios deontológicos e pela ética profissional dos jornalistas, assim como assume o compromisso de respeitar os seus leitores. O ARDINAS 24 respeita os valores consagrados no Estatuto do Jornalista e no Código Deontológico do Jornalismo.

3. O ARDINAS 24 assume igualmente o compromisso de respeitar a Constituição da República Portuguesa, em particular os artigos que se destinem à Comunicação Social, aos Órgãos de Comunicação Social e ao direito de Informação, bem como a Declaração Universal dos Direitos do Homem.

4. O ARDINAS 24 recusa absolutamente toda e qualquer forma de censura, seja no interior da sua equipa, seja através de ações vindas do exterior. O ARDINAS 24 não deixará nunca de relatar os factos tal como eles devem ser relatados.

5. O ARDINAS 24 não utiliza os seus artigos como veículo de propaganda ou de ideais afetos a qualquer força política ou económica, tal como não recorre ao sensacionalismo e à devassa da vida privada.

6. O ARDINAS 24 é um projeto independente e autónomo de caráter informativo, mas que também publica artigos de opinião, os quais estão devidamente identificados. Os trabalhos do ARDINAS 24 tanto podem ser apresentados em formato de texto como em áudio, vídeo ou fotografia.

7. O ARDINAS 24 trabalha em redor da atualidade nacional em várias áreas: Sociedade, Desporto, Ciência, Tecnologia, Televisão e Cultura. O ARDINAS, 24 consciente da sociedade global em que vivemos atualmente, também acompanha a atualidade internacional, destacando os principais acontecimentos políticos, sociais e culturais de outros países do mundo. Por fim, o ARDINAS 24 também produz artigos de divulgação da História e do Património português, bem como sobre outras particularidades de Portugal, como a sua gastronomia ou as suas paisagens naturais.

8. O ARDINAS 24 publica novos conteúdos diariamente, cumprindo o seu objetivo de informar todos os dias os seus leitores.

9. Todo e qualquer artigo do ARDINAS 24 é da inteira responsabilidade do seu autor. É ele que toma a decisão sobre qual das normas ortográficas da Língua Portuguesa quererá usar nos seus artigos.

10. O ARDINAS 24 respeita os direitos de autor, identificando as fontes informativas e de material multimédia que venham a ser incluídos nos nossos artigos. Por outro lado, o ARDINAS 24 também defende que, caso os seus artigos sejam partilhados ou citados por outras publicações ou entidades, estes se façam acompanhar pelo nome do projeto.

11. O ARDINAS 24 reserva-se ao direito de eliminar comentários de leitores cujo conteúdo seja de caráter xenófobo, racista ou ofensivo para outros leitores ou para os redatores.

12. O ARDINAS 24 não pactua com violações dos princípios democráticos nem com comportamentos de intolerância política, religiosa ou cultural. O ARDINAS 24 respeita todas as etnias, religiões e todos os grupos minoritários.

13. Sempre que necessário, o ARDINAS 24 admite a possibilidade de publicar editoriais assinados pelo Diretor Geral ou por outro elemento da Direção do projeto, sempre que houver a necessidade de dar voz à equipa.