Dia Num Minuto Rubricas

Dia Num Minuto – 8 de abril de 2017

Escrito por Jessica de Sousa

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

Europa do sul reúne-se segunda-feira em Madrid para discutir o futuro da UE e o Brexit

Os chefes de Estado ou de Governo de sete país do sul da Europa, entre eles o primeiro-ministro português, António Costa, reúnem-se na segunda-feira em Madrid para discutir o futuro da União Europeia e o processo de saída do Reino Unido (Brexit).

Fonte do Governo espanhol revelou que a cimeira irá também abordar outros aspetos da atualidade europeia, como a luta contra o terrorismo e os desafios colocados pela pressão migratória, nomeadamente na fronteira sul do continente.

Mariano Rajoy (Espanha) será o anfitrião dos presidentes François Hollande (França) e Nikos Anastasiades (Chipre) e dos primeiros-ministros António Costa (Portugal), Paolo Gentiloni (Itália), Alexis Tsipras (Grécia) e Joseph Muscat (Malta).

Governo pretende reforçar competências das Comissões de Coordenação com os olhos na regionalização

O secretário de Estado das Autarquias Locais disse hoje que o Governo pretende avançar com o reforço de competências das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) em vez de esperar pelo momento oportuno para regionalizar o país.

“A regionalização não está no programa do PS nem no programa de Governo, mas isto não quer dizer que tenha saído do léxico do PS”, salientou Carlos Miguel, que participou num debate na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra sobre “Poder das Regiões em Portugal. Sim ou não à Regionalização em Portugal ou na UE? Portugal 2020 nos Municípios”.

Síria: Ataque aéreo da coligação internacional mata sete civis

Ativistas sírios disseram hoje que pelo menos sete civis morreram depois de um avião da coligação liderada pelos EUA ter bombardeado um barco com pessoas que fugiam de combates entre forças leais ao regime e extremistas do Estado Islâmico.

Os ativistas do grupo ‘Raqqa is Being Slaughtered Silently’ [‘Raqqa está a ser massacrada silenciosamente’, em inglês] disse que o barco levava cerca de 40 pessoas e foi atingido quando atravessava o Eufrates no norte da província.

 

Sobre o autor

Jessica de Sousa

Mais tarde direi que com 19 anos tomei a decisão mais perigosa da minha vida. Eu, pessoa que não lida bem com “voos muito altos”, que está sempre de pés assentes na terra, meti-me num avião e vim em busca de algo que não sabia se era capaz de conhecer. Com medo, da Madeira para Lisboa vim sem experiência, sem certezas, sem amigos, sem família. Hoje tenho isso tudo e mais ainda. Tenho sonhos.
Já quis a todo o custo seguir medicina. Quis também ser socióloga. Na ânsia de querer melhorar a sociedade, quero ser jornalista. Sou apaixonada pela escrita e pela literatura, pela informação, por histórias, por vidas. Talvez seja esta a maneira mais estranha de ser médica de uma coisa que me fascina: o mundo.

Deixe um comentário