Dia Num Minuto Rubricas

Dia Num Minuto – 17 de dezembro de 2016

DiaNumMinuto_Header

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

Confirmada tolerância de ponto a 26

natal-guarda-3ardinas

Foto: Sofia Costa Lima / ARDINAS 24

António Costa confirmou hoje a tolerância de ponto para dia 26 de dezembro. O Primeiro-ministro explicou que o Natal é um “momento de encontro tradicional das famílias”, e que por isso justifica mais a cedência do dia de folga do que a segunda-feira dia 2 de janeiro. O líder do executivo disse que, no dia seguinte ao Ano Novo, “se todos tivermos a moderação devida” estaremos em condições de trabalhar.

Marcelo quer evitar encerramento da Cornucópia

O Teatro da Cornucópia realizou hoje o seu último espetáculo, conforme tinha sido anunciado pela direção do espaço. O Presidente da República assistiu hoje à derradeira representação para tentar evitar o encerramento do espaço, mas o Ministro da Cultura, que também esteve na Cornucópia hoje, faz depender de conversações a sobrevivência do teatro. Luís Miguel Cintra, fundador do projeto, ficou grato pelas duas visitas, mas afirmou: “não sou eu que tenho de voltar atrás, quem tem de voltar atrás é o ministério da Cultura”. Marcelo Rebelo de Sousa propôs um estatuto de exceção para a Cornucópia

China ameaça iniciar guerra comercial com os EUA

A China começou a preparar-se para uma guerra comercial com os EUA, conforme informou Zhu Guangyao, vice-ministro das Finanças, à televisão pública chinesa, CCTV. O político espera, contudo, que esse conflito consiga ser evitado, pois seria prejudicial “para ambas as partes”. Em causa está a política norte-americana sobre importação de produtos chineses. O governo chinês pediu a intervenção da Organização Mundial do Comércio para mediar o conflito.

Papa celebra 80 anos de vida

PapaFrancisco_26Junho2016_Pixabay

Foto: Pixabay

O Papa Francisco comemorou hoje os seus 80 anos de vida, tendo começado a celebração com uma missa para os cardeais que residem em Roma. Ao longo de todo o dia, o chefe da Igreja Católica recebeu cumprimentos de fiéis e de autoridades de todo o mundo. O Papa pediu uma velhice “tranquila, religiosa e fecunda, e também alegre” e disse que “quando se vê como uma etapa da vida para dar alegria, sabedoria e esperança, uma pessoa volta a viver”. Francisco mostrou-se sempre bem disposto ao longo de todo o dia.

 

Sobre o autor

Gonçalo Esteves Coelho

Sou um poço de contradições. Não gosto de falar mas sou jornalista. Adoro escrever mas cada vez leio menos. Sou sereno mas não consigo resistir a soltar a minha alegria quando escuto música popular. Não gosto do calor mas adoro o mar português, a sua frescura, o seu sal, as histórias que tem para nos contar. Odeio tomar decisões e, no entanto, sou o CEO deste projeto.
Nasci em Lisboa, há 21 anos. O meu coração, vermelho e verde, bate por Portugal e por todos aqueles em cujas veias corre igual amor a este país, à nossa gente, à nossa cultura. Vivo perto de Sintra, esse livro de História a céu aberto, em cujos recantos gosto de me perder. Adoro museus, palácios, castelos e igrejas. Regressei ao Ensino Superior e lancei-me numa nova aventura, sem a qual não conseguiria realizar-me totalmente: o estudo da História.
Em pequeno, havia quem me dissesse que iria ser jornalista. Também me diziam que deveria ser professor de História e que tinha tudo para ser um novo José Hermano Saraiva. Se calhar sou muito transparente naquilo de que gosto, ou então essas pessoas conheciam-me muito bem. Acertaram. O que virá depois eu não sei. Escolha que caminho escolher, terei de ser eu próprio. Sempre.

Deixe um comentário