Caminhos

Dia Num Minuto – 15 de dezembro de 2016

Escrito por Jessica de Sousa

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

Vice-presidente do PSD-Lisboa desafia Passos Coelho a candidatar-se à câmarapsd

O vice-presidente do PSD de Lisboa, Rodrigo Gonçalves, desafiou hoje o líder do partido, Pedro Passos Coelho, a candidatar-se à liderança da câmara da capital nas eleições autárquicas do próximo ano.

“Os lisboetas nunca perdoarão ao PSD se não apresentar um candidato vencedor, um candidato que conheça o país, que conheça a cidade, um candidato com experiência demonstrada, digno da capital deste país”, afirmou Rodrigo Gonçalves, salientando que o partido tem esse candidato e que se chama Pedro Passos Coelho.

Rodrigo Gonçalves falava no liceu Pedro V, em Lisboa, durante um jantar de Natal do movimento Lisboa Sempre, que nasceu no seio do PSD há cerca de um ano e que hoje está aberto à sociedade civil lisboeta e acolhe independentes.

“Doutor Pedro Passos Coelho, você ganhou Portugal, agora o país e o partido precisam que nos ajude a ganhar Lisboa. Doutor Pedro Passos Coelho seja nosso candidato e venha ganhar a Câmara Municipal de Lisboa”, afirmou Rodrigo Gonçalves.

António Guterres - ObservadorAntónio Guterres escolhe três mulheres para cargos de relevo na ONU

O novo secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou hoje a escolha da ministra do Ambiente nigeriana Amina Mohammed para ser a “número dois” da organização, bem como a nomeação de outras duas mulheres para outros cargos de relevo.

A diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti vai ser a chefe de gabinete de António Guterres, enquanto a sul-coreana Kyung-wha Kang irá assumir o novo cargo de assessora especial para a área da política.

Amina Mohammed, que foi assessora especial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, substituirá no cargo o sueco Jan Eliasson.

allepoSíria: Presidente Assad felicita sírios pela “libertação” de Alepo

O presidente sírio, Bashar al-Assad, congratulou-se hoje pela vitória das suas tropas e felicitou os sírios pela “libertação” de Alepo, enquanto civis e combatentes abandonavam o último enclave rebelde na cidade mártir do norte do país.

Num curto vídeo colocado na rede social Facebook, Assad declara que “o que se passa hoje é História que todos os cidadãos sírios estão a escrever”.

“Com a libertação de Alepo, a situação mudou não apenas para a Síria, não apenas para a região, mas para todo o mundo”, refere, citado pela agência France Presse, que adianta que o presidente sírio fala com um sorriso nos lábios e parece ter sido filmado por um telemóvel.

Sobre o autor

Jessica de Sousa

Mais tarde direi que com 19 anos tomei a decisão mais perigosa da minha vida. Eu, pessoa que não lida bem com “voos muito altos”, que está sempre de pés assentes na terra, meti-me num avião e vim em busca de algo que não sabia se era capaz de conhecer. Com medo, da Madeira para Lisboa vim sem experiência, sem certezas, sem amigos, sem família. Hoje tenho isso tudo e mais ainda. Tenho sonhos.
Já quis a todo o custo seguir medicina. Quis também ser socióloga. Na ânsia de querer melhorar a sociedade, quero ser jornalista. Sou apaixonada pela escrita e pela literatura, pela informação, por histórias, por vidas. Talvez seja esta a maneira mais estranha de ser médica de uma coisa que me fascina: o mundo.

Deixe um comentário