Dia Num Minuto Rubricas

Dia Num Minuto – 12 de dezembro de 2016

Escrito por Ariana Nobre

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

António Guterres tomou posse enquanto secretário geral das Nações Unidas

U.S.MissionPhoto: EricBridiers

Guterres tomou posse, esta segunda-feira, numa cerimónia na sede da ONU onde delineou o seu “programa de governo”. O português jurou a carta das Nações Unidas e fez um balanço pouco animador acerca da resolução dos conflitos mundiais, enquanto promotor da paz. Guterres inicia as suas funções oficialmente no primeiro dia do próximo ano, três semanas antes de Donald Trump tomar posse enquanto presidente dos EUA.

Nova proposta de revisão do Acordo Ortográfico

escrever_ escrita_ Pixabay

Artur Anselmo, presidente da Academia das Ciências de Lisboa, vai apresentar uma proposta de revisão do Acordo Ortográfico já no próximo ano. O mesmo critica a posição política afirmando a sua incompetência nesta matéria e que “o normal é o respeito pelas ortografias nacionais”. Apesar de considerar fantasiosa esta tentativa de uniformização, Anselmo refere ainda que o Acordo Ortográfico é “omisso e lacunar (…) deixando várias possibilidades de interpretação em muitos casos que tem provocado alguma instabilidade”.

Cristiano Ronaldo vence bola de ouro pela quarta vez

Depois de 2008, 2013 e 2014 Cristiano Ronaldo soma a quarta bola de ouro atribuída pela revista francesa France Football. O Campeonato Europeu, por Portugal, e a Liga dos Campeões, pelo Real Madrid ditam um ano dourado para o jogador português. Apesar de não estar à espera de vencer, Ronaldo afirmou que “Estou muito feliz, é sempre muito especial. (…) Não é fácil manter este nível.”.

Consagrada a vitória do Rio Ave

Terminou hoje a 13.ª jornada da I Liga de futebol com a vitória do Rio Ave contra o Arouca (2-0). O Rio Ave sobe para o sexto lugar, somando 20 pontos, já os arouquenses ficam na 12.ª posição com 14 pontos. 

Sobre o Autor

Ariana Nobre

Gosto da linha da frente, de quem me afervente. É o impulso que me elege, o fogo que me correge. Aprecio a energia, o movimento, a euforia, a loucura que Campos elegia nos poemas que escrevia. É a escrita que me motiva, ingénua ou agressiva. É sugestiva e abrasiva, o mundo amado de forma compulsiva.

Deixe um comentário