Dia Num Minuto

Dia num Minuto: 4 de Dezembro

Escrito por Ana Rita Caldeira

DiaNumMinuto_Header

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

Queda de aeronave em Espanha faz quatro mortos

Dois adultos e dois menores morreram esta tarde. Seguiam numa avioneta que se despenhou perto de Toledo, em Espanha, depois de ter saído do aérodromo de Cuatro Vientos, em Madrid. Sabe-se que a aeronave se destinava a Cascais mas a identidade das vítimas ainda não foi divulgada.

Reforma Constitucional vai a votos em Itália

itália_pixabay

(Fotografia: Pixabay)

Este domingo, os italianos estiveram a votar “sim” ou “não” num referendo a alterações constitucionais. Se o “não” ganhar, neste referendo proposto pelo primeiro-ministro Matteo Renzi, vem a prometida demissão de Renzi e a possível ascensão de Beppe Grilo, líder um movimento anti-Europa. Depois do Brexit, este promete ser mais um referendo perigoso para a zona euro. O objetivo de Renzi, com a consulta popular, é pôr em prática uma série de reformas na constituição do país. Entre elas está diminuir o peso do Senado, que passaria a ser um órgão consultivo, e tornar impossível a interrupção de um mandato de um primeiro-ministro. Até agora, as sondagens à boca da urna apontam para a vitória do “não”.

Extrema-direita perde nas presidenciais austríacas

Norbert Hofer_The Telegraph

(Fotografia: The Telegraph)

Norbert Hofer, o candidato da extrema-direita às presidenciais da Áustria foi derrotado pelo candidato ecologista Alexander Van der Bellen. Ainda que haja votos por contar, tudo indica que o candidato dos Verdes é o novo Presidente da Áustria, com 53,3% dos votos, contra os 46,7% de Nobert Hofer, candidato do Partido da Liberdade. Os dois candidatos estiveram frente a frente pela segunda vez na segunda volta das eleições, depois de irregularidades e problemas na contagem de votos nas eleições de Maio.

Morreu o poeta brasileiro Ferreira Gullar

ferreira-gullar_Academia Brasileira de LetrasMorreu este domingo no Rio de Janeiro, pelas 11 horas locais, o poeta, biógrafo, crítico de arte, tradutor e dramaturgo brasileiro Ferreira Gunar, pseudónimo de José Ribamar Ferreira. Tinha 86 anos e estava internado no Hospital Copa D’Or devido a complicações pulmonares. Um “poeta de primeira grandeza”, nas palavras do presidente brasileiro Michel Temer, Gullar foi distinguido com o Prémio Camões, em 2010, e chegou a ser indicado para o Prémio Nobel da Literatura em 2002, por nove professores dos Estados Unidos, Brasil e Portugal. “Poema sujo”, um poema de quase 100 páginas que escreveu enquanto estava exilado em Buenos Aires, é considerado a sua obra-prima e que foi traduzido e publicado em várias línguas.

Sobre o Autor

Ana Rita Caldeira

Vivo e estudo em Lisboa, mas o meu coração está em Albufeira, perto da minha família, das praias, do sol, do silêncio, dos meus 6 cães e 2 gatos.
Sou fã de Gabriel García Marquez, de José Saramago, de escrever, de descobrir, de viajar, do Sporting, de jogar voleibol, de esplanadas e programas de culinária.
Como Ardina, quero conseguir produzir o que não vejo nos jornais portugueses e tornar o jornalismo um mundo menos assustador.

Deixe um comentário