Dia Num Minuto Rubricas

Dia Num Minuto – 24 de novembro de 2016

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

fontesAmeaça de bomba parou Lisboa

Uma ameaça de bomba paralisou esta tarde a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa. A PSP analisou um pacote suspeito deixado na Conservatória do Registo Civil até concluir que o mesmo não oferecia qualquer perigo. Algumas horas depois, a circulação foi reaberta.

Guterres e Putin conversam sobre guerras e terrorismo

António Guterres esteve hoje reunido, em Moscovo, com o Presidente da Rússia e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros do país para discutirem a política externa russa relativamente à Síria e à Ucrânia. Putin tem defendido publicamente a importância da ONU na resolução destes conflitos e no combate ao Terrorismo, e a reunião com o Secretário-Geral eleito teve o objetivo de encontrar pontos em comum e discutir ideias para tentar solucionar os problemas.

Parlamento Europeu pede o congelamento das negociações de adesão da Turquia

pixabay

pixabay

O Parlamento Europeu propôs congelar as já longas negociações de adesão da Turquia à União Europeia. Esta proposta surgiu na sequência da crescente aplicação de medidas repressivas no país por decisão do Presidente Erdogan, depois do suposto golpe de Estado do passado mês de julho. A provável reintrodução da pena de morte na Turquia também foi uma das motivações. A resolução foi aprovada com 479 votos a favor e apenas 37 contra, e vai agora subir para deliberação da Comissão Europeia.

Clubes conhecem adversários na Taça de Portugal

Decorreu hoje o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal, na qual ficou decidida a sorte dos maiores clubes portugueses. O clube da Luz vai defrontar o Real Sport Clube, enquanto o Sporting de Braga vai jogar com o Sporting da Covilhã. O Sporting CP é a única equipa da Primeira Liga que se vai opor a outra da mesma divisão: os lagartos vão jogar no Estádio do Bonfim com o Vitória de Setúbal. Os jogos vão decorrer entre 13 e 15 de dezembro.

Cidade com sete mil anos descoberta no Egito

Egito_História_Arqueologia_PixabayInvestigações arqueológicas realizadas perto de Abidos, na zona centro do país, junto ao Rio Nilo, parecem ter colocado a descoberto a mais antiga capital do Antigo Egito, construída e utilizada durante a primeira das 33 dinastias egípcias, há sete mil anos. Além de vestígios da cidade (como cabanas, cerâmica ou peças em ferro), foram ainda encontradas as estruturas de um cemitério, no qual se encontravam 15 grandes túmulos.

Sobre o Autor

Gonçalo Esteves Coelho

Sou um poço de contradições. Não gosto de falar mas sou jornalista. Adoro escrever mas cada vez leio menos. Sou sereno mas não consigo resistir a soltar a minha alegria quando escuto música popular. Não gosto do calor mas adoro o mar português, a sua frescura, o seu sal, as histórias que tem para nos contar. Odeio tomar decisões e, no entanto, sou o CEO deste projeto.
Nasci em Lisboa, há 21 anos. O meu coração, vermelho e verde, bate por Portugal e por todos aqueles em cujas veias corre igual amor a este país, à nossa gente, à nossa cultura. Vivo perto de Sintra, esse livro de História a céu aberto, em cujos recantos gosto de me perder. Adoro museus, palácios, castelos e igrejas. Regressei ao Ensino Superior e lancei-me numa nova aventura, sem a qual não conseguiria realizar-me totalmente: o estudo da História.
Em pequeno, havia quem me dissesse que iria ser jornalista. Também me diziam que deveria ser professor de História e que tinha tudo para ser um novo José Hermano Saraiva. Se calhar sou muito transparente naquilo de que gosto, ou então essas pessoas conheciam-me muito bem. Acertaram. O que virá depois eu não sei. Escolha que caminho escolher, terei de ser eu próprio. Sempre.

Deixe um comentário