Lá Fora

Ao Minuto – o mundo reage à vitória de Donald Trump

Multiplicam-se as reações à vitória surpreendente de Donald Trump nas Eleições Presidenciais norte-americanas. O choque de uns é a alegria de outros – surgem palavras de esperança, de dúvida e de angústia com a vitória do candidato republicano, enquanto nas redes sociais o humor é o espírito dominante para lidar com a eleição do milionário de Nova Iorque. Acompanhe o ARDINAS 24 no resto do dia para manter-se a par de tudo o que se passa nos Estados Unidos e no mundo, agora que a Casa Branca vai ganhar a cor vermelha.

 

Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 20164:17 pm

Marcelo Rebelo de Sousa também já felicitou o próximo Presidente dos Estados Unidos da América.

Numa mensagem publicada no site oficial da Presidência portuguesa, informou-se que o Chefe de Estado “enviou uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, desejando-lhe sucesso no exercício das funções que foi chamado a desempenhar pelo povo norte-americano”. Marcelo mencionou ainda os laços de amizade entre os dois países e falou da comunidade portuguesa residente nos EUA.
Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 20164:09 pm
Enrique Peña Nieto, Presidente do México, reagiu no Twitter à vitória de Donald Trump: “O México e os Estados Unidos são amigos, sócios e aliados, que devem continuar a colaborar pela competitividade e desenvolvimento da América do Norte”.
Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 20164:02 pm

Hillary Clinton está pronta para fazer um discurso dentro de breves momentos.

Obama vai também falar às 17h15.
Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 20163:17 pm
Pedro Passos Coelho cumprimentou o vencedor das eleições e reconheceu que Donald Trump merece respeito porque “foi eleito democraticamente pelos americanos”. O Presidente do PSD diz esperar ainda que o tom do republicano mude a partir do momento em que chegue à Casa Branca.
Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 20163:13 pm
O governo mexicano reagiu à vitória de Donald Trump colocando-se na defesa. O responsável pela pasta das Finanças disse que vai assumir uma posição defensiva quanto à instabilidade financeira que pode advir com a vitória do candidato republicano, e não coloca de parte a possibilidade de vir a adotar outras políticas financeiras para responder ao esperado bloqueio ao México.
Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 20161:11 pm

Os mercados reagiram com alguma apreensão no início da manhã à eleição do republicano, mas agora a queda está menos acentuada e evitou-se o caos. A moeda mexicana, no entanto, caiu cerca de 12% com a possibilidade de se levantarem barreiras à comunicação entre os dois países.

Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 201612:55 pm

Mas há quem tenha recolhido esta citação de Hillary Clinton, de 2005, com o mesmo discurso da imagem anterior…

Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 201612:51 pm

No Instagram voltou a circular esta declaração de Donald Trump proferida numa entrevista de 1998, em que dizia que, se concorresse alguma vez às eleições norte-americanas, o faria pelo Partido Republicano porque “é o grupo de votantes mais estúpido do país”.

Jessica de Sousa 9 Novembro, 201612:42 pm

As sátiras continuam na internet.

Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 201612:27 pm

A internet não perdoa a eleição de Donald Trump e já o compara com Osama Bin Laden… as datas permitem o trocadilho:

Gonçalo Esteves Coelho 9 Novembro, 201612:23 pm

Donald Trump conseguiu aquilo que lhe parecia negado pelas sondagens e pela imprensa ao redor do mundo: a vitória nas eleições norte-americanas. A contagem demorou horas e estendeu-se até de madrugada nos Estados Unidos, sendo já de dia em Portugal quando o candidato do Partido Republicano atingiu os 270 votos necessários para confirmar a eleição. Ao todo, Trump somou 289 votos, apesar de Hillary Clinton ter tido mais votos únicos na contagem popular.

Sobre o autor

Gonçalo Esteves Coelho

Sou um poço de contradições. Não gosto de falar mas sou jornalista. Adoro escrever mas cada vez leio menos. Sou sereno mas não consigo resistir a soltar a minha alegria quando escuto música popular. Não gosto do calor mas adoro o mar português, a sua frescura, o seu sal, as histórias que tem para nos contar. Odeio tomar decisões e, no entanto, sou o CEO deste projeto.
Nasci em Lisboa, há 21 anos. O meu coração, vermelho e verde, bate por Portugal e por todos aqueles em cujas veias corre igual amor a este país, à nossa gente, à nossa cultura. Vivo perto de Sintra, esse livro de História a céu aberto, em cujos recantos gosto de me perder. Adoro museus, palácios, castelos e igrejas. Regressei ao Ensino Superior e lancei-me numa nova aventura, sem a qual não conseguiria realizar-me totalmente: o estudo da História.
Em pequeno, havia quem me dissesse que iria ser jornalista. Também me diziam que deveria ser professor de História e que tinha tudo para ser um novo José Hermano Saraiva. Se calhar sou muito transparente naquilo de que gosto, ou então essas pessoas conheciam-me muito bem. Acertaram. O que virá depois eu não sei. Escolha que caminho escolher, terei de ser eu próprio. Sempre.

Deixe um comentário