Dia Num Minuto Rubricas

Dia Num Minuto – 31 de outubro de 2016

Escrito por Ariana Nobre

Acordou à pressa, a pausa para o café foi demasiado curta e não conseguiu folhear o jornal. Os dias correm cada vez mais rapidamente e sente que não está a par do que acontece em Portugal e no Mundo? Leia os acontecimentos que hoje foram notícia.

António Guterres: o português como língua oficial

Foto: Observador

Foto: Observador

O futuro secretário-geral da ONU afirmou esta segunda-feira que gostaria que a língua portuguesa se tornasse uma das línguas oficiais da organização. Contudo, afirma que tal decisão passa pela Assembleia-Geral das Nações Unidas. A línguas oficias atuais são o castelhano, o mandarim, o inglês, o francês, o árabe e o russo. 

Duarte Lima novamente julgado

Foto: Jornal de Notícias

Foto: Jornal de Notícias

O ex-deputado do PSD é agora acusado de abuso de confiança pela apropriação de 5 milhões de euros de Rosalina Ribeiro. Lima vai ser julgado pelo Tribunal de Instrução Criminal. O juiz considera que o ex-deputado dispôs do dinheiro “como bem entendeu, em benefício próprio, integrando-o no seu património, sem qualquer intenção de o devolver”, segundo avança o Diário de Notícias. Lima ainda é suspeito no homicídio de Rosalina Ribeiro no Brasil, em 2009.

Três novos casos de Legionella

Foto: Unsplash

As mais recentes vítimas da doença têm idades compreendidas entre 40 e 70 anos e estão internadas no Centro Hospitalar de Gaia/Espinho que, por sinal, afirma que não se tratar de um surto. No comunicado emitido pela mesma instituição, a situação corresponde “à distribuição sazonal da doença“. Ainda refere que se trata de uma “doença que pode ocorrer sob a forma de casos esporádicos, registando um maior número de casos habitualmente entre o fim do verão e o outono”.

Papa Francisco pronuncia-se sobre os direitos violados em Alepo

Foto: Pixabay

No âmbito das comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante, na Suécia, o papa Francisco e o bispo da cidade de Alepo pronunciaram-se acerca dos direitos fundamentais que são violados, diariamente, na Síria. Segundo o papa “desprezam-se e pisam-se os direitos mais fundamentais”. O bispo da cidade já antes havia apelado para que não deixassem que se destruísse a Síria.

Hillary Clinton defende emails da sua conta pessoal

Esta segunda-feira, a candidata democrata à presidência afirmou que “não há matéria” nos emails descobertos pelo FBI, que agora recupera o tema mediático, uma vez mais. Hillary garante que “não estou a inventar desculpas; disse que foi um erro e que me arrependo”, referindo-se ao facto de ter utilizado a sua conta pessoal para trocar emails oficiais durante o período em que exerceu funções de secretária de Estado, entre 2009 e 2013. 

Sobre o Autor

Ariana Nobre

Gosto da linha da frente, de quem me afervente. É o impulso que me elege, o fogo que me correge. Aprecio a energia, o movimento, a euforia, a loucura que Campos elegia nos poemas que escrevia. É a escrita que me motiva, ingénua ou agressiva. É sugestiva e abrasiva, o mundo amado de forma compulsiva.

Deixe um comentário