Dia Num Minuto Rubricas

Dia num Minuto: 20 de setembro de 2016

DiaNumMinuto_Header

A vida passa e nem sempre somos capazes de apreciar os momentos que vivemos. Muito menos somos capazes de perceber como, ao mesmo tempo que corremos desenfreadamente ao longo do dia para realizarmos todas as tarefas que temos sobre os ombros, o mundo vai passando também, ao seu ritmo frenético, indiferente à nossa existência. Será que sabe o que aconteceu hoje, em Portugal e no Mundo? Antes de adormecer, leia num minuto os acontecimentos que marcaram este 20 de setembro de 2016.

As “quinas” femininas estão no play-off

portugal_futebolfeminino_20desetembro2016_facebookselecoesdeportugalA seleção portuguesa feminina de futebol qualificou-se hoje para o play-off de apuramento para o Europeu do próximo ano, ao vencer por 1-0 a República da Irlanda. Com o golo de Cláudia Neto, aos 78 minutos,  a equipa assegurou o segundo lugar no Grupo 2.

No play-off que vai ser disputado entre 17 e 25 de outubro, a seleção portuguesa feminina vai defrontar a seleção romena, que ficou em segundo lugar no Grupo 3.

Assunção Cristas de armas apontadas a Costa

assunçaoFoi na Madeira que a líder centrista exigiu que António Costa viesse clarificar o anunciado importo extraordinário sobre o imobiliário, acusando o primeiro-ministro de se colocar, assim, ao lado da “radicalização” do Bloco de Esquerda.

Para Assunção Cristas, o primeiro-ministro “tem de explicar aos portugueses se alinha com a estratégia das esquerdas mais radicais, que mais do que combater a pobreza, querem fazer um combate à riqueza.”. Para a Presidente do CDS, o combate à pobreza deve ser feito com investimento, crescimento económico e criação de emprego, o que, segundo ela, não tem sido expresso pelos números. O anuncio de novos impostos só irá “assustar” os portugueses, no entender de Cristas.

A líder centrista falava aos jornalista, quando se inteirava da situação da região autónoma que foi severamente afetada com os fogos que devastaram grande parte da ilha e 157 milhões de prejuízos. Cristas lembrou que o primeiro-ministro prometeu dar apoio à construção de um novo hospital, promessa deve cumprir.

O adeus de Obama na ONU

barackobama_onu_20desetembro2016_facebookwhitehouseHoje, o dia também ficou marcado pela despedida de Barack Obama da ONU. Uma despedida marcada pela revista dos sucessos que alcançou na politica externa da sua Administração e do ataque ao populismo, que tem marcado as campanhas eleitorais nos EUA.

No seu discurso, defendeu o legado que deixa na política externa e na abordagem na resposta às grandes crises internacionais, caracterizada, como explicou, por uma profunda crença no funcionamento da diplomacia, na cooperação entre os países e no multilateralismo.

Sobre o autor

Bárbara Duarte Mota

Chamo-me Bárbara Mota, tenho 20 anos e sou apaixonada pela minha terra: Tercena. Sou uma sonhadora que vê o mundo à sua maneira e que um dia pretende pisar todos os territórios destruídos por guerras e mostrar o que ali um dia foi um país. Quero ser repórter de guerra, mas acima de tudo quero falar de pessoas para pessoas. Estou a acabar o curso de jornalismo.

Deixe um comentário