Um pouco de Portugal na Tailândia

A semana passada desvendámos os sítios da nossa grande viajem pela Ásia onde nos veríamos a viver futuramente. Um desses sítios é o nosso tópico de hoje: Chiang Mai, uma cidade no norte da Tailândia que nos roubou o coração!

Chiang Mai é uma cidade ideal para quem, como nós, não adora grandes cidades e a confusão que normalmente se associam a grandes cidades, mas que também não gosta de sítios onde nada se passa. Chiang Mai é uma cidade pequena que nós conhecemos de trás para a frente após uma semana, mas todos os dias há eventos a acontecer. Por isso mesmo, em Chiang Mai nunca nos faltaram planos e pessoas novas para conhecer. E talvez isto tenha feito o nosso mês em Chiang Mai incrível.

As frutas ajudaram… Sim, Chiang Mai não tem praias paradisíacas (infelizmente), mas não deixa de ser Tailândia e por isso tinha todas aquelas frutas docíssimas e de todas as cores que nós devorávamos diariamente. Aqui passámos a ter refeições só de fruta, porque simplesmente não resistíamos! De manhã acordávamos e íamos ao mercado comprar fruta. Enquanto caminhávamos pelo mercado a escolher e comprar as melhores e mais baratas frutas, íamos comendo alguma que comprávamos já cortada, normalmente vários ananases e mangas docíssimos! Quando chegávamos a casa enchíamos o frigorífico de fruta para a semana, tendo gastado apenas um par de euros cada um. Sim, leram bem! Quem não se apaixonaria por este sítio, não é? Basta saber ir aos sítios locais, tal como nós gostamos. Após uma semana ou duas, começámos a adotar a mesma estratégia que os locais quando vão ao mercado comprar fruta/vegetais, ou seja, explorar o mercado de mota e não sair da mota. Lá, vai-se de mota até à fruta, os vendedores dão-te o que queres e tu arrancas. Não percebemos se era só preguiça ou prática, mas quisemos integrar-nos.

https://www.instagram.com/p/Bkcv11Zn2Fs/

Por mais estranho que possa parecer, em Chiang Mai não só enraizámo-nos na cultura tailandesa, como também voltámos às origens, à nossa cultura portuguesa! Nós explicamos… Na altura em que estávamos em Chiang Mai, os jogos de futebol do Mundial começaram, e nós, que já tínhamos passado os jogos do Europeu fora, sabemos que não há nada como juntar portugueses viajantes nestas alturas. Fomos para o Facebook consultar todos os grupos da Tailândia para saber se havia algum português em Chiang Mai na altura, e acabámos por encontrar o João! O João já vivia em Chiang Mai há um ano e já tinha um grupo de portugueses com quem ia ver o jogo. Convidou-nos imediatamente e nós não podíamos estar mais contentes.

No dia do jogo, íamos conhecer toda a gente, o João incluído, na casa de alguém que decidiu hospedar o jantar antes do jogo. Na verdade, pouco sabíamos e apenas tínhamos a morada da casa. A morada levou-nos à casa do consulado português de Chiang Mai e, ao aproximarmo-nos do local, nem conseguíamos acreditar! À nossa espera tínhamos muita cultura portuguesa! Bacalhau à brás (após sete meses sem bacalhau!!), muitos queijos, vinhos, petiscos e, mais importante que tudo, pessoas fantásticas! Ainda nos juntámos para dois ou três jogos e foi uma diversão! Ainda hoje somos muito amigos e já acolhemos o João (que é do Porto) em Lisboa, quando todos voltámos.

Realmente, olhamos para trás e apercebemo-nos de que, em cada país que visitámos, as melhores amizades que fizemos foram com portugueses, o que pode ser muito irónico. Contudo, quem viaja sabe que todas as pessoas que estão noutro país estão mais recetivas para conhecer novas pessoas e fazer novas amizades, e quando há algo tão forte em comum, como a mesma cultura e a mesma língua, os laços são ainda maiores!

Já conheceram portugueses lá fora, quando estavam a viajar? Partilhem connosco as vossas histórias! Agora é a vossa vez! Ficamos à espera!

E, entretanto, podem dar uma vista de olhos ao artigo que acabámos de lançar, este é daqueles que não vais querer perder. Acede a partir deste link: http://travelb4settle.com/social-media-influencer/

Mantém-te atualizado que nós partilhamos diariamente vídeos e fotografias no nosso Instagram e Facebook.

Com amor,

Matilde e Miguel.

Sobre TravelB4Settle 30 artigos
Somos a Matilde e o Miguel, um casal de portugueses que deixou tudo para trás e decidiu seguir o sonho em comum! E que sonho é esse? Viajar a tempo inteiro e explorar todo o mundo enquanto trabalhamos online! Não, não somos especialistas em tecnologia e nunca fizemos nada online, mas, hoje em dia, tudo aquilo de que precisas é conexão à internet e uma forte vontade. Assim, podes aprender qualquer coisa e consegues o que quiseres! E isto foi o que fizemos: virámos as costas à sociedade e ao caminho tradicional (imposto por esta) e lançámo-nos nesta aventura com o objetivo principal de ajudar todos os que têm o mesmo sonho que nós! Estamos nas grandes redes sociais como “Travelb4Settle” e agora estamos no ARDINAS 24 a partilhar as nossas experiências e conhecimento sobre o mundo que andamos a descobrir! O online e o planeta terra!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.