Narrativas ao ar livre vão animar o concelho de Almada

Para promover a leitura junto de miúdos e graúdos, a Câmara Municipal de Almada vai envolver os seus habitantes num verdadeiro “Rio de Contos”, que atravessará a Charneca de Caparica e a Sobreda, a 15 e 16 de setembro.

Este evento de cultura e literatura vai contar com cerca de uma dezena de conceituados contadores de histórias, que serão os grandes atrativos deste “Rio de Contos”, o IV Encontro de Narração Oral de Almada. Estes narradores vão mostrar os seus enredos em diferentes espaços do concelho, como o Largo da Junta de Freguesia da Charneca de Caparica, o Parque Urbano da Quintinhas (Charneca de Caparica), o Clube Recreativo de Instrução Sobredense, o Clube Desportivo Charnequense (Palhais) e o Solar dos Zagallos (Sobreda).

“O objetivo é divulgar e valorizar a narração oral, assim como promover o livro e a leitura junto da comunidade local”, explica a Câmara Municipal, que promete ainda ter outros narradores além dos contadores que já fazem parte da Rede Municipal de Bibliotecas de Almada.

A edição deste ano do evento vai contar com um Piquenique de Histórias, no dia 16 de setembro. A autarquia convida os munícipes a trazer de casa a cesta e a toalha e a fazer um almoço no Parque das Quintinhas, na Charneca da Caparica, onde poderá ouvir a narração de histórias.

Ao longo dos dois dias haverá ainda vários momentos musicais, uma oficina aberta de narração oral e um espetáculo de promoção da leitura para bebés, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e imagem de Mafalda Milhões. Todas as iniciativas são de entrada livre.

Fonte: CM Almada / Foto: Pixabay

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.