Ambienta-te – Topten ajuda-te a escolher eletrodomésticos eficientes

Portugal é um país que investe na produção de energia renovável, no entanto, ainda grande parte da energia produzida no nosso país provém de formas de energia não renováveis. Deste modo é necessário investir na eficiência energética no nosso dia-a-dia, a ferramenta online Topten pretende ajudar os portugueses a fazer melhores decisões no que toca à compra de eletrodomésticos mais eficientes.

A energia produzida de fontes não renováveis provém da queima de combustíveis fósseis que libertam gases com efeito de estufa que têm efeitos dramáticos no clima – como temos visto com o calor exagerado dos últimos dias -, no aumento de incidência de catástrofes naturais, na perda de animais e plantas e na saúde. Muitas vezes, gastamos mais energia do que precisamos no nosso dia-a-dia, especialmente porque os eletrodomésticos que compramos não gerem a energia de forma eficiente, o que não é só mau para o ambiente como também é mau para a carteira – acabamos por pagar mais energia do que a necessária.

A ferramenta online Topten.pt, um projeto gerido pela Quercus, permite conhecer os modelos de eletrodomésticos nacionais com melhor performance em termos de consumo energético, ponderando também outros critérios de desempenho. Esta ferramenta possui informação de 14 categorias de aparelhos: ar condicionado; aspiradores; automóveis; congeladores e arcas; frigoríficos; fornos; impressoras; lâmpadas; monitores; máquinas de café; máquinas de lavar loiça; máquinas de lavar loiça; refrigeração profissional e televisores.

Este site permite realizar uma compra bem informada ao referir a eletricidade e água (quando aplicável) que os aparelhos vão consumir e gastar ao longo do seu tempo de vida útil. Decidir comprar eletrodomésticos de classes energéticas superiores nem sempre é sinónimo de gastar mais dinheiro, pois o balanço entre o investimento inicial e a valor da energia que será poupado durante a vida útil dos aparelhos é positivo, este valor pode também ser calculado no site da Topten.

Os critérios aplicados nesta ferramenta são definidos a nível europeu, com base científica e legislativa. Uma das etiquetas mais informativas é a etiqueta de eficiência energética, que indica dados de consumo, como a eletricidade, a água, o ruído e ainda classifica os equipamentos conforme o seu nível de eficiência, desde a letra A (o mais eficiente) até ao G (o menos eficiente):

Após a compra de um eletrodoméstico eficiente, no dia-a-dia existem atitudes que permitem não só prolongar a vida do eletrodoméstico como também poupar ainda mais energia como:

  • Nos frigoríficos: Pensa bem no que vais buscar antes de abrires o frigorífico, evita deixar a porta aberta durante mais tempo do que o necessário, não enchas demasiado o frigorífico, nunca guardes alimentos quentes no frigorífico, regula a temperatura de acordo com a quantidade de alimentos a conservar e não deixes acumular gelo nas paredes do congelador.
  • Nas máquinas de lavar roupa e loiça: Utiliza as máquinas apenas quando estiverem cheias; opta por utilizar o programa “eco” se existir na tua máquina e verifica sempre se as tubagens atrás das máquinas estão bem colocadas de modo a evitar fugas.
  • Em relação a candeeiros: Evita acender lâmpadas durante o dia aproveitando bem a luz do sol e opta por lâmpadas mais eficientes como as lâmpadas de LED ao invés das lâmpadas incandescentes.
  • Outros aparelhos: Evita deixar algum eletrodoméstico em stand-by ou ligado quando não o estás a usar, como o computador ou a televisão.

Opta por poupar energia no teu dia-a-dia e informa-te na Topten quando comprares eletrodomésticos. Ambienta-te.

Imagens via Topten.pt

Sobre Ana Margarida Pereira 77 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.