Ambienta-te – De volta ao sabonete

A primeira regra dos 3R’s é reduzir, por isso não basta usar embalagens de plástico e reciclá-las, é preciso reduzir o consumo de plástico de modo a proteger o ambiente. A ideia desta semana tem como base isso mesmo – reduzir embalagens de plástico ao usar maioritariamente detergentes e produtos de higiene em estado sólido, género sabonetes.

A produção de plástico é um processo altamente poluente, além de que na sua maioria utiliza combustíveis fósseis na sua composição, que demoram anos a degradarem-se poluindo todo o ambiente terrestre e marinho. Assim, mesmo sendo recicladas, as embalagens de plástico têm um impacto bastante negativo no ambiente.

Existem alguns produtos que não pensamos se quer como podem existir sem embalagens de plástico. Como compro champô sem embalagem de plástico? Em Portugal existem alguns locais onde podes comprar a granel este produto como podes ver aqui: Ambienta-te: comprar a granel. No entanto isto não evita que tenham de existir embalagens de plástico ou vidro maiores onde estes produtos são transportados. A solução? Champô sólido. Estes champôs parecem sabonetes e utilizam-se como tal, no entanto são champôs, possuem na sua composição ingredientes de champô. Os sabonetes champôs sólidos não necessitam de ser embalados, evitando-se o uso do plástico e ainda evitando gastar energia e água dispensados no processo de embalamento bem como os gases produzidos no processo. Estes produtos existem maioritariamente em lojas online onde podes encomendar o champô que preferes: Aqui.

E que mais podes comprar assim? Para começar, podes deixar o sabonete líquido e o gel de banho e substituir pelo sabonete sólido. Muitos sabonetes artesanais são vendidos sem embalagens já. Felizmente um sabonete sólido é fácil de encontrar em qualquer supermercado, no entanto opta por comprar sabonete que não está embalado ou apenas embalado com papel. Existem ainda alguns sabões como sabonete branco ou azul que podes utilizar para lavar a loiça e muitas vezes são vendidos sem embalagem de plástico. Existem ainda desodorizantes sólidos, que parecem um sabonete também, existindo em lojas online ou na loja física: Maria a Granel. À venda em lojas online há pastas de dentes vendidas em forma sólida ou então em frascos de vidro, que também são uma boa opção na redução do plástico. Existem ainda várias receitas zero waste (que não produzem quase lixo) de desodorizantes e pasta de dentes que podem ser feitos em casa e guardados em frascos de vidro, como podes ver:

Antigamente o sabonete era utilizado para lavar quase tudo, esta volta ao passado pode parecer um gesto pequeno, mas faz grande diferença no final, se utilizares uma embalagem por mês de sabonete líquido, gel de banho, champô, detergente da loiça e desodorizante, ao final de um ano terás reduzido o total de embalagens em 60. Este valor multiplicado pelos anos todos que vais viver e por várias pessoas aderirem a esta ideia são muitas embalagens por ano!

Por isso, este ano tenta optar pelo sabonete e por reduzir o plástico, espalha ainda esta ideia para que a diferença no mundo seja multiplicada. Ambienta-te.

Imagem via Free picture (Handmade soap) from https://torange.biz/handmade-soap-48989

Sobre Ana Margarida Pereira 77 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.