Ambienta-te – Uma menstruação sustentável

Uma pessoa menstruada usa cerca de 11 000 produtos de higiene menstrual descartáveis durante a sua vida, sendo que muitos contém plástico e podem demorar cerca de 300 anos a degradarem-se, poluindo o ambiente de maneira devastadora, uma vez que milhões de pessoas do sexo feminino passam por este processo todos os meses. A Ambienta-te apresenta-te quatro soluções para uma menstruação mais sustentável. Caso não tenhas a menstruação não deixes de ler este artigo e estar informado.

A maioria dos produtos de higiene menstruais acabam nas lixeiras onde demoram anos a degradarem-se poluindo a terra, e ainda pior, muitas vezes estes produtos, que não são biodegradáveis, são deitados nas sanitas poluindo ou o mar ou sendo tratados nas estações de tratamento de águas gastando imensa energia e água essenciais. Como evitar todo este desperdício que advém de uma necessidade básica? Em primeiro lugar, nunca deites produtos destes na sanita ou cursos de água e em segundo lugar, experimenta opções mais sustentáveis como:

Produtos descartáveis biodegradáveis

Se a ideia de deixar de usar produtos menstruais de uso único não te é favorável existem no mercado online opções de pensos higiénicos feitos de algodão ou fibras de bambu descartáveis, que se usa exatamente como os produtos regulares, o único obstáculo é ter de ser encomendado. O seu preço é relativamente equivalente ao preço dos pensos e tampões regulares.

Period panties (cuecas absorventes)

As cuecas absorventes são iguais a umas cuecas regulares em que a única diferença é serem superabsorventes para a altura da menstruação. São extremamente confortáveis, evitam vazar, absorvem odores e são resistentes às manchas. Infelizmente também só existem em lojas online com necessidade de serem encomendadas. Geralmente existem tipos diferentes consoante os tipos diferentes de fluxo, podendo chegar a absorver a mesma quantidade de fluxo que dois tampões. Esta opção é amiga do ambiente por ser reutilizável: após serem usadas as cuecas devem ser enxaguadas, colocadas na máquina de lavar roupa e secas ao ar, tal como de uma peça de roupa normal se tratasse. E duram tanto como um par de cuecas normal dura, sendo mais caros que os pensos normais, mas compensando a longo prazo.

Pensos reutilizáveis de algodão

Estes pensos possuem em geral a mesma forma que um penso normal, no entanto tem umas abas para ser apertado na zona inferior da cueca, são maioritariamente vendidos em lojas online e possuem várias cores e absorvências. A zona que fica em contacto com o fluxo menstrual é de tecido absorvente como cânhamo, bambu ou algodão, a outra zona é um apoio impermeável. É necessário 6 a 12 pensos durante uma menstruação que após o uso devem ser mergulhados em água fria, no final podem ser todos lavados na máquina de lavar e reutilizados, podendo durar cerca de 5 anos. Tal como as cuecas absorventes são mais caros que os pensos normais, apenas compensando passado uns anos. Existem algumas lojas online que estão dispostas a enviar uma amostra como experiência.

Copos menstruais

Um copo menstrual é um copo pequeno que é usado em vez dos pensos ou tampões. É feito de silicone médico macio e recolhe o sangue perdido durante a menstruação em vez de absorvê-lo. Existem numa variedade de cores e geralmente em dois tamanhos. Esta é a opção reutilizável que dá menos trabalho e que possivelmente compensa mais em dinheiro. Porquê? Primeiro, um copo menstrual consegue aguentar até 8-12 horas por dia antes de ser esvaziado, após ser esvaziado é facilmente lavável e inserido novamente (podem ser utilizadas toalhitas especiais para limpar caso não haja acesso a água), no final de cada período o copo deve ser fervido em água. Segundo, um copo menstrual ronda os 20€, mas pode durar até 10 anos, poupando não só o ambiente como a carteira! A opção de um copo menstrual pode parecer complicada à primeira vista e nem sempre é fácil a habituação ao copo bem como arranjar uma maneira simples de pôr o copo – é uma questão de tentativa erro, mas em geral quem não desiste não se arrepende. Felizmente os copos menstruais já existem à venda em alguns supermercados e farmácias.

Se tiveres a menstruação arrisca experimentar estas opções ecológicas. Caso contrário, partilha esta ideia sustentável de modo a chegar a mais pessoas. Ambienta-te.

Sobre Ana Margarida Pereira 77 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.