Quantos R’s mesmo?

Já deves ter ouvido falar que existem 3 Rs e que estão relacionados com a proteção do ambiente, mas em que consiste estes R’s afinal?

Os 3R’s significam: Reduzir, Reutilizar e Reciclar e estão dentro de um conjunto de medidas de ação adotadas no 5º Programa Europeu para o Ambiente e Desenvolvimento de 1993. Para começar, Reduzir deve ser sempre o primeiro R a aplicar. Muitas vezes acabamos com várias coisas em casa que nunca utilizamos bem como fazemos desperdícios desmedidos de recursos. O nível de vida de exagerado consumismo que levamos nos países desenvolvidos está a esgotar as reservas de recursos finitos no nosso planeta e a tornar as reservas reutilizáveis em reservas finitas, poluindo-as. Com reduzir o objetivo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos, desperdiçando menos e consumindo só o necessário. É fundamental passarmos só a comprar aquilo que necessitamos, reduzirmos as embalagens e produtos embalados que compramos e não gastarmos água e energia de forma desregulada e desnecessária.

Se realmente precisarmos de comprar um produto que necessitamos o seguinte R a aplicar é Reutilizar. O objetivo é adquirir produtos que sejam reutilizáveis, uma vez que quanto maior for o número de vezes que um objeto for reutilizado, mais tempo levará a entrar no circuito normal do lixo, evitando-se a poluição e poupando recursos como água e energia. Algumas ideias reutilizáveis são utilizar o pano ao invés do papel e substituir todo o plástico de uso único por alternativas reutilizáveis (aqui na Ambienta-te já falámos de algumas dessas alternativas). Além desta abordagem coisas que tens em casa que já não uses podes dar-lhes novos usos com criatividade.

Se não existir a possibilidade de reutilizar, a última opção é Reciclar, ou seja, escolher um produto que seja Reciclável. A reciclagem é essencial para a transformação de lixo em novos produtos, poupando recursos e evitando a poluição ao envolver o material num processo cíclico de renovação. Assim, um produto reciclado tem menos impacto ambiental que um produto novo, além de não prejudicar os ecossistemas terrestres com a poluição.

É importante saber que os 3R’s devem sempre ser aplicados nessa ordem: Reduzir, Reutilizar e Reciclar:

No entanto, a visão dos 3 R’s tem-se alterado e existem mais sugestões de R’s como medidas para proteger o nosso ambiente a adicionar como: Recusar e Repensar que implicam, tal como reduzir, a ideia de pensarmos novamente se o que estamos a consumir é mesmo necessário, se estamos a tomar atitudes sustentáveis na nossa vida e depois recusar coisas desnecessárias que nos são dadas em estabelecimentos, objetos gratuitos que não precisamos e claro, recusar o plástico de uso único. Já Recuperar e Renovar vêm da ideia de reutilizar e de escolher sempre tentar recuperar ou renovar um objeto antes de o descartar por se achar que está velho ou não tem arranjo. Já os últimos R’s são o Respeito e a Responsabilidade, o respeito pela Terra que habitamos e todos os seus seres vivos deve ter tida em conta não só porque dependemos deles para viver, mas também por razões éticas e pela responsabilidade que temos em manter o nosso planeta em funcionamento, por nós, pelos outros, por todos.

As políticas dos 3 R’s já têm 25 anos, e apesar da sua longa existência já os aplicas na tua vida? Se não, é altura para isso. Reduz, Reutiliza e Recicla, Ambienta-te.

Imagem via Sociedade Ponto Verde

Sobre Ana Margarida Pereira 77 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.