Ambienta-te – O Dia mundial do Ambiente

Dia 5 de Junho celebrou-se o Dia Mundial do Ambiente segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). O tema para este ano é “Beat Plastic Pollution” (derrota a poluição dos plásticos) salientando a urgência de acabarmos com a poluição por plástico. Mas o que implica este combate?

A mensagem, que já foi reforçada antes aqui na rubrica “Ambienta-te”, é o apelo à luta contra o uso de plástico descartável numa mensagem simples: “Diga NÃO ao uso de plástico de utilização única. Recuse-se a usar aquilo que não pode reutilizar”, como o Secretário-Geral das Nações Unidas António Guterres referiu em relação às celebrações do Dia Mundial do Ambiente.

É necessário considerar como podemos fazer mudanças na nossa vida quotidiana para reduzir a poluição plástica, pois, apesar de o plástico ter muitos usos, tornámo-nos dependentes de plástico de uso único com graves consequências ambientais. Em todo o mundo, 50% do plástico que usamos é descartável, sendo que 13 milhões de toneladas de plástico acabam nos nossos oceanos, matando animais marinhos e poluindo a água, essencial à nossa vida, com plásticos e microplásticos (produzidos da fragmentação de plástico de maiores dimensões). O plástico pode persistir centenas de anos no nosso ambiente antes de se desintegrar completamente.

Por isso, da próxima vez que deres de caras com um plástico descartável, pensa que, se não podes reutilizá-lo, recusa-o. Recusa as palinhas, leva a tua própria caneca de café para o trabalho, leva as tuas próprias sacolas de compras para o supermercado, opta por produtos não embalados com plástico, recusa os talheres de plástico, recolhe o plástico que vires nas praias levando-o para o ecoponto mais próximo e opta por objetos de madeira, ou seja, recusa o plástico na tua vida por um mundo melhor.

E, depois, o que fazer para a mudança chegar a todos? A ONU lançou um desafio onde podes participar com as tuas atitudes de recusa de plástico através do jogo “Tag”. É muito simples: tiras uma foto ou fazes um vídeo em que te comprometes a deixar de usar um objeto/utensílio de plástico, depois marcas três amigos/familiares/colegas para fazerem o mesmo, e vês quem se junta a ti na luta!

Segundo a associação ambientalista Zero, se cada pessoa no Planeta Terra vivesse como uma pessoa média portuguesa, a humanidade necessitaria de 2,3 planetas para ser autossuficiente. Tu só tens uma Terra, protege-a, luta contra a poluição pelo plástico. Ambienta-te.

Sobre Ana Margarida Pereira 75 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.