Montepio Acredita: uma noite a premiar o Empreendedorismo

Foram cerca de 11 mil os projetos que se candidataram, mas apenas sete foram designados como os grandes vencedores do Montepio Acredita Portugal, o concurso que pretende premiar os melhores projetos de empreendedorismo. 

No Centro de Congressos de Lisboa, os criadores e responsáveis dos projetos finalistas apresentaram-se perante amigos, familiares e pessoas que tratam por “tu” o mundo dos negócios e do empreendedorismo. Os nervos espreitaram nas apresentações das ideias, mas o entusiasmo dos criadores foi mais forte e contagiou todos os presentes.

Foi a oitava edição do concurso, e, segundo a organização, 71% dos participantes deste ano nunca tinham estado envolvidos em nenhum concurso de empreendedorismo, embora a média de idades dos participantes estivesse nos 36 anos. Isto prova como a força da inovação e da criação se está a disseminar pelos portugueses, motivando-os a criar.

Os projetos vencedores foram My Polis, Bus Global Network, Elephai, Sal Verde, Keep Warranty, VR4Neuro Pain e City Check, divididos em áreas como Empreendedorismo Social, Tecnologia, Comércio, Indústria ou mesmo Educação.

O ARDINAS 24 acompanhou mais de perto a participação do projeto Explica-me, com a qual estabeleceu uma parceria em abril e que se insere, justamente, na categoria de Educação. André Santos, fundador do projeto, de 23 anos, começou a dar explicações por ser bom aluno, e o sucesso do trabalho que desenvolveu levou a que outros alunos pedissem aulas particulares a André. Aí surgiu a ideia: “agora vou fazer algo para os ajudar”. 

Partindo das redes sociais, criou uma rede de cerca de 350 explicadores em apenas um ano, que, espalhados por diversos pontos do país, trabalhavam para ajudar vários alunos a superar as suas dificuldades em matérias do ensino primário ao ensino superior.

O projeto de André Santos não foi um dos vencedores, mas também os que não triunfaram na gala receberam vários prémios, que os ajudarão a concretizar os seus planos, como cartões-de-visita, softwares de gestão e ainda formações.

Foto: Explica-me

Este artigo foi construído em parceria com a EXPLICA-ME, a plataforma que te permite encontrar o teu explicador ideal! Clica na imagem para conheceres este projeto:

Sobre Gonçalo Esteves Coelho 358 artigos
Sou um poço de contradições. Não gosto de falar mas sou jornalista. Adoro escrever mas cada vez leio menos. Sou sereno mas não consigo resistir a soltar a minha alegria quando escuto música popular. Não gosto do calor mas adoro o mar português, a sua frescura, o seu sal, as histórias que tem para nos contar. Odeio tomar decisões e, no entanto, sou o CEO deste projeto. Nasci em Lisboa, há 21 anos. O meu coração, vermelho e verde, bate por Portugal e por todos aqueles em cujas veias corre igual amor a este país, à nossa gente, à nossa cultura. Vivo perto de Sintra, esse livro de História a céu aberto, em cujos recantos gosto de me perder. Adoro museus, palácios, castelos e igrejas. Regressei ao Ensino Superior e lancei-me numa nova aventura, sem a qual não conseguiria realizar-me totalmente: o estudo da História. Em pequeno, havia quem me dissesse que iria ser jornalista. Também me diziam que deveria ser professor de História e que tinha tudo para ser um novo José Hermano Saraiva. Se calhar sou muito transparente naquilo de que gosto, ou então essas pessoas conheciam-me muito bem. Acertaram. O que virá depois eu não sei. Escolha que caminho escolher, terei de ser eu próprio. Sempre.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.