Ambienta-te – Segunda-feira sem carne

A criação de gado para o nosso nível atual de consumo humano requer uma quantidade extraordinária de recursos e tem um custo arrasador no nosso planeta. Ao escolhermos não comer carne pelo menos uma vez por semana estamos a contribuir para reverter esta situação.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o setor pecuário é um dos dois ou três principais contribuintes para os mais sérios problemas ambientais. A produção de carne em larga escala contribui em grande parte para a elevada emissão de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. Segundo os investigadores, precisamos reduzir a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera em 80% até 2050 de modo a evitar uma mudança climática catastrófica.

Além disso, é estimado que para produzir 113 gramas de carne de vaca 1609 litros de água são gastos! A produção em massa de carne consume muitos recursos, ao escolheres não comer carne pelo menos uma vez por semana economizas água e energia não só da produção pecuária, mas também na produção agrícola de comida para animais.

Meat-free Monday e a Meatless Monday (Segunda-feira livre de carne) são duas campanhas internacionais que incentivam as pessoas a não comer carne às segundas-feiras para melhorar a saúde do planeta e a tua saúde, uma vez que introduzires mais plantas na tua dieta favorece o teu corpo!

Vê como um pequeno gesto que todos podemos fazer pode contribuir para proteger o nosso ambiente e fazer a diferença:

Porquê segunda-feira? A segunda-feira é o início da semana para muitas pessoas o que funciona como um dia de tomar novas atitudes e embarcar por novas experiências como: não comer carne nesse dia! No entanto, o importante e encontrares na tua semana um dia para não comeres carne e contribuíres para um mundo melhor.

Se sentes que não consegues imaginar nenhuma refeição boa apenas com base em plantas, dá uma oportunidade às plantas na segunda-feira e aventura-te na internet a encontrar novas receitas deliciosas e fáceis como:

Queres fazer mais por esta mudança? No caso da campanha Meatless Monday a mudança já é seguida por cerca de 44 países e se estiveres interessado em lançar uma campanha assim na tua escola, faculdade ou trabalho existe um kit de ferramentas no site que contém etapas úteis, pesquisas científicas e links para gráficos e ferramentas adicionais para ajudar a introduzir o movimento na tua comunidade.

Por isso já sabes, na próxima segunda-feira opta por uma escolha diferente, ecológica e saudável – opta por não consumir carne. Ambienta-te.

Foto via Google cc

Sobre Ana Margarida Pereira 77 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.