Ambienta-te – Limpeza ecológica

Usar guardanapos de papel, papel de cozinha, lenços e outros itens de papel na limpeza pessoal e da casa tornou-se algo banal. No entanto, os papéis que usas no processo são papéis que não vão ser reciclados, e, apesar de alguns serem de compostagem, muitas vezes vão para os aterros ou são queimados com o lixo comum, poluindo o nosso ambiente. Mas existe uma alternativa – usar panos.

Se uma pessoa usar quatro guardanapos por dia para as refeições principais, durante um ano terá gasto cerca de 1456 guardanapos, o que é uma quantidade astronómica de papel gasto.

Além do lixo produzido, a energia, água e transporte envolvidos na produção de papel aumentam bastante a pegada de carbono da humanidade, isto é, a quantidade de dióxido de carbono que produzimos diariamente, e a forma como essas emissões de gás influenciam o meio ambiente. E na realidade não precisamos destes produtos descartáveis na nossa vida! Não vou sugerir que deixes de usar papel higiénico. Atualmente ainda não existe uma solução para o papel higiénico fácil e viável, mas para resto do papel de limpeza há – usar panos em vez de papel.

Lembras-te dos guardanapos de tecido que ainda devem existir na casa da tua avó/mãe? Desafio-te a passares a usar esses guardanapos. Este tipo de guardanapos pode ser usado mais que uma vez (durante a mesma semana podes usar o mesmo) e é facilmente reutilizável após lavagem com o resto das tuas roupas, reduzindo o teu impacto no ambiente. E o papel de cozinha? Tenta usar panos das mãos para limpar a sujidade. E, no caso das esponjas da loiça, troca-as também por panos de algodão reciclado. Se quiseres ainda ir mais longe sugiro também deixares os lenços de papel e trocares para lenços de tecido. Todas estas opções são facilmente laváveis com a tua roupa e reutilizáveis.

Se não tiveres nenhum destes produtos em casa e não quiseres gastar dinheiro, quase de certeza tens panos velhos de roupas ou toalhas que já não usas e que podes cortar e reciclar para este uso!

Existem ainda outros usos que podes dar aos teus guardanapos de pano, vê em baixo:

Escolhe opções reutilizáveis, Ambienta-te.

Foto via Google cc.

Sobre Ana Margarida Pereira 61 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.