Ambienta-te – Navegar na Internet e plantar árvores?

Achas que ser sustentável dá muito trabalho? A medida sustentável mais fácil que podias tomar já existe há oito anos e é mais do que tempo de começar a usá-la. ECOSIA é uma ferramenta que, enquanto navegas na internet, planta árvores – tão simples!

Como funciona? Todos os dias fazemos milhares de buscas na internet, e o ECOSIA é um motor de busca tal como o Google, que gera dinheiro com os anúncios apresentados durante a pesquisa, e 80% dos lucros são para plantar árvores. Este motor pode ser adicionado como extensão do Google Chrome ou utilizado no telemóvel através da sua aplicação grátis.

Mas porquê plantar árvores? No nosso planeta, as zonas desflorestadas são cada vez mais numerosas, e as plantas são a base da nossa vida por fornecerem oxigénio para respirarmos e serem a base da nossa alimentação. Além disso, as árvores absorvem o CO2, que é um dos principais impulsionadores das mudanças climáticas, protegem o solo da erosão e criam terras produtivas e férteis que nos fornecem alimentos saudáveis ​​e muitos outros produtos. Para mais, as florestas regulam o ciclo de água ao prevenirem inundações e aumentarem os níveis de água subterrânea.

Só vantagens e imensos problemas resolvidos com plantar árvores! Mas porque não é usado já em grande quantidade? Porque precisa de mais utilizadores. O ECOSIA é fornecido pelo sistema Bing, que não é tão abrangente como o Google apenas por ter menos utilizadores, o que não permite ser uma ferramenta melhorada. Contudo, ao mudares para o ECOSIA, estás a contribuir para isto mudar.

E, caso precises do Google, pesquisa o próprio Google no ECOSIA – é mais uma pesquisa e cada pesquisa contribui para meio cêntimo. Plantar uma árvore são em média 28 cêntimos, o que faz 56 pesquisas serem necessárias para plantar uma árvore. E todos sabemos que fazemos isso num instante.

Atualmente, o ECOSIA já contribuiu para plantar 23 milhões de árvores no mundo, sendo que os projetos que já ajudou podem ser consultados em ecosia.org. Por exemplo, em 2015, a ECOSIA começou a financiar o reflorestamento no Burkina Faso como parte do projeto Great Green Wall, apoiado pela União Africana e pelo Banco Mundial, que visa prevenir a desertificação. E estás literalmente a um clique de ajudar!

Em baixo deixo um vídeo, caso não tenhas ficado convencido:

Sê sustentável, Ambienta-te!

Sobre Ana Margarida Pereira 75 artigos
Mulher das Ciências de diploma e aprendiz de Comunicadora de Ciência aventuro-me pelo mundo do Jornalismo - aqui no Ardinas escrevo na secção de Ciência. Os meus traços mais peculiares, fora a personalidade, para a maioria das pessoas, é viver na Amadora, ser alérgica à canela e apesar de não ter piada nenhuma querer ser comediante.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.