Reduzimos o nosso budget diário

É então o começo de um novo ano! Um ano totalmente diferente, com novos desafios, sendo o maior deles levar o nosso projeto a outro nível e realmente sermos bem sucedidos com o mesmo! Paralelamente continuará a haver muitas aventuras, experiências e novos sítios por descobrir que, claro está, continuaremos a partilhar aqui!

Ainda sem um negócio que nos permita grandes luxos, era hora de sair das ilhas Phi Phi, pois, embora os nossos olhos estivessem a adorar a cor turquesa da água mais límpida que já tínhamos visto até então, a nossa carteira não estava a gostar dos preços desta ilha tão turística da Tailândia! Mas não podíamos ir embora sem nos dar ao luxo de uma nova experiência que tanto turismo atrai a esta ilha: snorkeling!

Matilde e Miguel fazendo snorkeling

Comprámos então os bilhetes para uma tour diária entre nove ilhas à volta das Phi Phi que incluía snorkeling entre vários pontos, inclusive na praia de Maya Bay, praia que ficou super famosa após ser cenário do filme ‘’A Praia’’, um dos filmes mais famosos do Leonardo DiCaprio. O filme foi filmado em 1999, lançado em 2010 e atualmente esta praia tem cinco mil visitas por DIA! Acho que é então fácil de imaginar quão cheia ela estaria neste dia em que nós fomos! Podem ver (em baixo) uma versão do antes e depois da edição da nossa fotografia neste local (tivemos mesmo que remover algumas pessoas (risos)).

Miguel e Matilde na praia de Maya Bay

 

Esta tour permitiu-nos não só conhecer as praias mais lindas que até então tínhamos visto (neste momento, de volta à Malásia, estamos numa que, na nossa opinião, é igualmente paradisíaca!), mas também fazer snorkeling pela primeira vez, prática desportiva pelo qual somos apaixonados agora. Para um melhor resumo deste dia podem ver o vídeo que fizemos:

Após esta experiência, este vídeo, muitas fotografias, mas com algumas mazelas na carteira, estava na hora de voltarmos à estrada! Neste caso, ao mar, pois continuámos rumo à próxima ilha, Phuket.

Foi também neste momento que começámos a sentir o primeiro cansaço de uma viagem que já ia em três meses, com muitos quilómetros percorridos. E, por esta mesma razão, Phuket foi o primeiro destino em que realmente ficámos mais tempo! Precisamente duas semanas nesta ilha (agora que o nosso estilo de viajem já está um pouco diferente, duas semanas parece-nos pouco tempo, mas na altura era um feito para nós).

Estas duas semanas foram também tempos muito especiais. Porquê? Bem, para começar, tivemos a nossa primeira visita de ‘’casa’’, uma das melhoras amigas da Matilde veio visitar-nos e ficou connosco toda a nossa estada em Phuket, que (preparem-se!) foi toda gratuita! E porquê? Porque experimentámos pela primeira vez o conceito de ‘workaway’.

Workaway promove um intercâmbio justo entre viajantes com orçamento limitado, aprendizes de idiomas ou pessoas em busca de cultura que podem ficar com milhares de famílias, indivíduos ou organizações que estão à procura de ajuda em variadíssimos países pelo mundo inteiro. No nosso caso, nós trabalhámos num género de um hostel a fazer limpezas e babysitting aos filhos dos donos, em troca de acomodação. Como calculam, gostámos muito mais da parte do babysitting e era sempre isso que queríamos fazer! Os miúdos, arriscamo-nos a dizer, eram das crianças mais carinhosas e inteligentes que já conhecemos! O Richard, com um ano e meio, e a Deya, com quatro anos, eram filhos de pai russo e mãe filipina, o que fazia com que ambos estivessem a aprender várias línguas ao mesmo tempo. A Deya sabia inglês tão bem como nós e fazia a transição para o russo num fechar de olhos. O mais interessante é que ambos os pais trabalhavam online, então proclamavam ser uma família de digital nomads, que por agora viviam em Phuket mas cujo próximo destino era uma incógnita. Estavam motivados a ser os próprios professores dos filhos também através da internet e até agora estavam a fazer um ótimo trabalho!

Temos de confessar que foi muito tempo com eles, a brincar, a adormecer, a ler histórias e até a cuidar deles quando estavam doentes, portanto, eles roubaram um pouco do nosso coração e são o exemplo de filhos que nós queremos ter um dia mais tarde! Quando realmente assentarmos (risos).

Matilde e Miguel numa praia deserta que descobriram em Phuket, nos tempos livres do babysitting

 

 

Estas duas semanas foram então passadas entre cuidar destes miúdos fantásticos e descobrir as praias mais bonitas de Phuket. Foi super conveniente, como podem calcular, conseguirmos poupar o dinheiro da acomodação por duas semanas, especialmente na Tailândia, que até então estaria a afetar mais a nossa carteira. A verdade é que na Índia vivíamos em condições super razoáveis, com transportes, acomodação, comida e qualquer extra por apenas oito euros por dia, cada um. Na Tailândia o budget já estava a ficar pelos 15 euros por dia, mas estas duas semanas ajudaram-nos a descer a nossa média diária para os 10 euros por dia, o que ia de acordo com o nosso objetivo nesta viagem de 300€ por mês! Objetivo cumprido! Em breve, lançaremos um post no nosso blog a explicar todas os tipos de acomodação que usámos nesta viagem e que nos permitiram conseguir poupar e ter oportunidades fantásticas!

Matilde e Miguel no pôr-de-sol mais bonito que já assistiram em Phuket

 

Muitos de vocês devem estar a pensar que provavelmente esta será então uma opção excelente para nós continuarmos a poupar em qualquer sítio para onde viajarmos, certo? Bem, para nós ainda não é uma opção totalmente perfeita, pois todo o tempo que nos sobra do nosso trabalho online usamo-lo para o que mais gostamos! Explorar e continuar a conhecer novos sítios e culturas! Portanto, entre trabalho online e conhecer os sítios onde estamos, não nos sobra muito tempo. Se tivermos ainda outro trabalho pelo meio é provável que deixemos as outras tarefas para trás. Ainda não era a solução perfeita!

A solução perfeita, viríamos a descobri-la uns tempos depois. Um outro conceito em que temos acomodação, nomeadamente, a casa inteira por nossa conta e em que a maioria das vezes a nossa tarefa é apenas tomar conta de um animal, o que nos permite ter tempo para tudo! Perfeito, certo? O conceito chama-se House Sitting e estamos exatamente neste momento a escrever-vos de uma casa na Malásia, onde é mesmo isso que estamos a fazer!

Tomamos conta da casa e ainda temos um carro providenciado pelos donos! Sim, vamos ficar aqui um mês inteiro com uma casa só para nós, sem pagar acomodação! Caso queiram saber mais sobre este conceito, podem ver o nosso dia-a-dia durante este mês nos nossos vídeos diários no Instagram e, caso tenham alguma dúvida, deixem-nos uma mensagem por lá! Já agora, amanhã vamos mostrar a quinta onde estamos e todos os extras incríveis incluídos. Não podem perder!

Voltando à Tailândia, Phuket foi realmente o nosso último destino antes de nos dirigirmos para a Malásia. Mas, antes de vos contarmos as peripécias pela Malásia (que não começaram da melhor maneira), não podemos deixar passar um assunto que tanto nos preocupou na Tailândia, toda a envolvente do turismo com os elefantes!

Para a semana contamo-vos tudo a pormenor, aqui no Ardinas 24!

Caso tenham lido algumas das nossas histórias, adoraríamos ter a vossa opinião e/ou sugestões para as próximas. Temos adorado escrever e esperamos que estejam a gostar de ler! Entretanto vamos acariciando cães e apreciando a vista… Sim, porque temos uma pequena marina privada nesta casa! Amanhã mostramos tudo aqui!

Com amor,
Matilde e Miguel.

Sobre TravelB4Settle 10 artigos
Somos a Matilde e o Miguel, um casal de portugueses que deixou tudo para trás e decidiu seguir o sonho em comum! E que sonho é esse? Viajar a tempo inteiro e explorar todo o mundo enquanto trabalhamos online! Não, não somos especialistas em tecnologia e nunca fizemos nada online, mas, hoje em dia, tudo aquilo de que precisas é conexão à internet e uma forte vontade. Assim, podes aprender qualquer coisa e consegues o que quiseres! E isto foi o que fizemos: virámos as costas à sociedade e ao caminho tradicional (imposto por esta) e lançámo-nos nesta aventura com o objetivo principal de ajudar todos os que têm o mesmo sonho que nós! Estamos nas grandes redes sociais como “Travelb4Settle” e agora estamos no ARDINAS 24 a partilhar as nossas experiências e conhecimento sobre o mundo que andamos a descobrir! O online e o planeta terra!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.