Almada festeja a mulher durante todo o mês

A Câmara Municipal de Almada assinala o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas de sensibilização social e cultural – “em coerência com o nosso Plano Municipal para a Igualdade de Género e com os nossos valores de sempre: liberdade, justiça, criatividade, desenvolvimento, diversidade, respeito”, como explica Inês de Medeiros, Presidente da autarquia.

Empenhado na causa da igualdade, o município celebra o Dia da Mulher com conferências, exposições, cinema, desporto e animação no espaço público. Esta data emblemática é ainda assinalada por uma campanha de comunicação que pode ser vista nos espaços públicos do concelho, e onde são evidenciadas as diferenças que ainda existem no trabalho, na divisão das tarefas, nos lugares de decisão e na investigação.

“Celebrar esta data associada à luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos é celebrar as conquistas, mas também trazer para a atualidade a reflexão sobre a urgência de promover iguais direitos e oportunidades para todas as pessoas”, elucida Inês de Medeiros.

Hoje, Dia Internacional da Mulher, é inaugurada pelas 21h30 a exposição «O Prodígio da Experiência», um olhar sobre o percurso experimental e multidisciplinar da autora e artista plástica portuguesa Ana Hatherly, na Galeria Municipal de Arte de Almada. Ao longo do dia, também se assinalou a data no Almada Fórum, com registo fotográfico no espaço «Ser Igual,… Neste Dia da Mulher».

Centrada na temática do feminismo e baseada em frases de mulheres influentes, no dia 17 de março, às 19 horas, é inaugurada a exposição de pintura e fotografia ilustradas em trabalhos de grande formato das artistas Art Keeps Me Alive e Andreia Alves.

A celebração prolonga-se num conjunto de conferências com o tema “Quotidianos de DesIgualdade”, onde se falará de educação, trabalho, desporto, ciência e imigração. Partindo de experiências do dia-a-dia, serão realizadas duas conferências: «O papel da Mulher na Produção do Conhecimento Científico», dia 19 de março, às 15 horas, no Auditório Biblioteca da FCT NOVA, e «Lutas e Quotidianos de Mulheres», no dia 22, a partir das 14h30, no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça, em Almada.

A Mulher também estará em celebração com um Ciclo de Cinema no Auditório Fernando Lopes-Graça. Aí passarão os filmes “O que está por vir”, “Uma mulher fantástica”, a 21 de março, e “Paula Rego, Histórias & Segredos”, a 28 de março, sempre às 21h30.

O município preparou ainda um passeio de bicicleta para dia 18 de março, que arranca logo pelas 9 horas. O encontro é na Praça São João Baptista, em Almada, e o passeio dará a conhecer alguns dos locais emblemáticos da cidade, com passagem pelo Teatro Municipal Joaquim Benite, o Museu da Cidade ou o Cristo Rei.

Fonte: Câmara Municipal de Almada

Sobre Gonçalo Esteves Coelho 362 artigos
Sou um poço de contradições. Não gosto de falar mas sou jornalista. Adoro escrever mas cada vez leio menos. Sou sereno mas não consigo resistir a soltar a minha alegria quando escuto música popular. Não gosto do calor mas adoro o mar português, a sua frescura, o seu sal, as histórias que tem para nos contar. Odeio tomar decisões e, no entanto, sou o CEO deste projeto. Nasci em Lisboa, há 21 anos. O meu coração, vermelho e verde, bate por Portugal e por todos aqueles em cujas veias corre igual amor a este país, à nossa gente, à nossa cultura. Vivo perto de Sintra, esse livro de História a céu aberto, em cujos recantos gosto de me perder. Adoro museus, palácios, castelos e igrejas. Regressei ao Ensino Superior e lancei-me numa nova aventura, sem a qual não conseguiria realizar-me totalmente: o estudo da História. Em pequeno, havia quem me dissesse que iria ser jornalista. Também me diziam que deveria ser professor de História e que tinha tudo para ser um novo José Hermano Saraiva. Se calhar sou muito transparente naquilo de que gosto, ou então essas pessoas conheciam-me muito bem. Acertaram. O que virá depois eu não sei. Escolha que caminho escolher, terei de ser eu próprio. Sempre.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.